sábado, 24 de outubro de 2015

10 coisas que você nunca deve dizer a uma nova mãe

Quem é que já não ouviu algo inconveniente quando teve o primeiro filho?
Fique alerta para NUNCA dizer esse tipo de coisas a uma nova mãe. 


Uma nova mãe acabou de passar pela maior descarga de adrenalina - mais sentimentos de dor e amor do que nunca. Se você nunca passou por isso, você pode não saber como perguntas simples ou declarações realmente afetam uma nova mãe. Aqui estão algumas frases para evitar da próxima vez que você for visitar uma nova mãe.

Traduzido e adaptado do original 10 things you should never say to a new mom.

1. "Bem, pelo menos você teve uma gravidez/parto fácil."

Esta frase é frustrante, porque ninguém sabe o que uma nova mãe acabou de passar. Mesmo a pessoa mais próxima a ela provavelmente não entende completamente o que é trazer um bebê ao mundo. É uma experiência emocional, física e espiritual com a qual todo mundo lida de forma diferente. Sim, talvez em comparação com os outros a sua gravidez ou parto foi "fácil", mas isso não significa que não foi a coisa mais difícil que ela já fez. Nunca faça uma nova mãe se sentir pequena quando comparada as outras; ela acabou de executar um milagre.

2. "Você tem dormido?"

Parte da descrição do trabalho da maternidade é não dormir. É claro que as novas mães não estão dormindo. Elas têm um minúsculo ser humano que precisa delas de plantão. Se o bebê acorda, a mãe também acorda. Horas e horas de carinho, cuidados e consolo acontecem durante a noite - mesmo com bebês que dormem bem.

3. "Você tem certeza de que ela é sua? Ela realmente não se parece com você."

Só em casos raros os bebês realmente são trocados ao nascer. Esta questão apenas quebra o coração de uma mãe. Quem quer ouvir que seu filho não se parece nada com ela?

4. "Você quer que eu tome conta dele?"

Algumas mães realmente querem que outros cuidem do bebê para que elas possam descansar. Outras gostam de ter seus bebês com elas o tempo todo. De qualquer maneira, se elas realmente quiserem que você cuide do bebê, elas vão pedir.

5. "Os bebês são tão chatos

No momento em que uma mulher sente pela primeira vez aqueles pezinhos empurrando suas costelas, ela aprende a realmente amar seu bebê. Hormônios e emoções ficam fora de controle desde a concepção até o parto. A última coisa que uma nova mãe quer ouvir é como os bebês são chatos. Bebês, mamadeiras, chupetas, roupinhas e berço são as únicas coisas em sua mente agora. Até mesmo falar de cocô e baba não são mais um tabu.

6. "O que fez você querer ter um bebê? Ele foi planejado?"

Esta deve ser uma das piores perguntas que uma pessoa pode fazer. Mesmo que um bebê tenha sido planejado, isso se torna muito desconfortável. É um detalhe pessoal que não deve ser levantado a menos que a nova mãe decida compartilhar de sua própria vontade.

7. "Meu bebê nunca…" ou "Meu bebê sempre…"

A nova mãe realmente não quer ouvir sobre o que seu bebê poderia fazer melhor do que o dela. Parentalidade não é uma competição, e assim como cada bebê é diferente, os pais também são. Mesmo que fosse uma competição, todos os pais sabem que os seus filhos são os melhores.

8. "É um menino ou uma menina?"

A nova mamãe pode ficar muito ofendida com essa pergunta. Esta pergunta é especialmente ofensiva quando o bebê está com uma tiara decorada e uma roupa rosa forte. Se você realmente não conseguir saber o sexo do bebê, faça uma pergunta como: "Como está o seu bebê?" A mamãe provavelmente vai responder com: "Ela está muito bem ou ela acabou de começar a dentição!" Descubra o sexo do bebê sem fazer a mãe sentir como se ela tivesse um filho sem gênero.

9. "Como está sendo a amamentação?"

Primeiro de tudo, a nova mãe mencionou alguma vez que ela está amamentando? Há muitas razões válidas para não amamentar - questões médicas, trabalho ou talvez por outras razões que você realmente não precisa saber. A amamentação é uma decisão muito pessoal que deve ser tomada apenas entre a mãe, pai e bebê. Se uma nova mãe está amamentando, ela pode não querer falar sobre essas coisas íntimas. Pode ser meio constrangedor, estressante e doloroso - não é um assunto sobre o qual a mãe sempre queira falar.


10. "Você vai mimá-lo pegando-o no colo o tempo todo. Você tem que deixá-lo chorar um pouco."

Não existe tal coisa como "mimar o bebê". A nova mãe pode ou não optar por experimentar o "método de deixar o bebê chorar" quando o bebê chegar a uma idade apropriada. Os bebês precisam se sentir amados e se os pais os deixarem sem conforto, eles vão se sentir abandonados.


Basta lembrar que as novas mães são emocionais. Se você cometer um deslize e magoar uma nova mãe, podem ser apenas os hormônios falando. Tente manter-se calma, positiva e amorosa. Seja uma boa ouvinte e boa amiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário