terça-feira, 3 de novembro de 2015

É possível prever como será o temperamento do meu filho?

Toda mamãe fica imaginando como serão os olhinhos, o nariz ou a boquinha do seu bebê, mas e o seu temperamento? Se ele vai ser uma criança calma, agitada ou vai se comportar igualzinho aos pais quando eram pequenos vai depender de uma série de fatores. Saiba como perceber os traços de temperamento do seu filho e a partir de que idade já dá para saber que tipo de criança ele vai ser.

Fique atenta às pistas do temperamento do seu filho


Todo bebê passa pela mesma experiência de novidade que é viver nesse mundo, mas cada um deles reage de uma forma diferente. O que define isso é o temperamento daquela criança, que pode ser mais calmo, agitado ou oscilante entre os dois. A mamãe vai poder notar isso vendo se o pequeno segue horários certinhos para sentir fome ou sede, se ele aceita facilmente novas pessoas e até observando o quão rápido ele se distrai com algum brinquedo ou desenho.

Muitos fatores passageiros influenciam o comportamento do seu pequeno no início da vida


São muitos os fatores que vão definir se o bebê vai ser mais espoleta ou calminho e nos primeiros meses de vida essas influências estão por todos os lados. O que a mamãe come durante a amamentação, os hormônios que ela liberou durante a gravidez e até o fato do pequeno ter ou não nascido prematuro: tudo isso influencia muito na forma como ele vai se comportar nesse comecinho da vida.

O clima da casa também influencia muito: os bebês são sensíveis ao que está acontecendo no ambiente e podem sentir as emoções que são transmitidas pelos papais. O mesmo acontece com os vários incômodos que uma criança pequena sente nos primeiros meses de vida – um pequeno com cólica, por exemplo, pode se mostrar particularmente irritado.

O temperamento só vira definitivo mais tarde

Estudos revelam que é apenas a partir do terceiro ou quarto mês de vida que vai ser possível saber se o seu bebê vai ter mesmo aquele temperamento. Isso indica que, tudo aquilo que os papais veem assim que chegam da maternidade, pode não ser o comportamento real que aquela criança vai apresentar durante a infância. A dica é ter bastante paciência e proporcionar o ambiente mais confortável possível para o seu pequeno desenvolver a própria personalidade.

Fonte: PlayKids

Nenhum comentário:

Postar um comentário